Posts Recentes
Posts Em Destaque

Áreas de Atuação do Engenheiro Civil

Muitas pessoas acreditam que o engenheiro civil é um profissional extremamente especializado e limitado à área de construção civil. Entretanto, o engenheiro pode trabalhar em diversos outros campos que compreendem (ou não) as matérias aprendidas nos cinco anos de graduação. Nesse sentido, dividimos algumas das principais áreas de atuação do engenheiro civil, lembrando que, devido às várias qualidades desenvolvidas na engenharia, existem vários outros ramos em que um engenheiro pode ser solicitado, como na administração de empresas, mercado financeiro, setor industrial, etc.



Construção Urbana


Foto por 贝莉儿 NG em Unsplash



Nesse setor, o profissional atua no projeto, construção e reforma das mais diversas estruturas presentes nas cidades, como casas, edifícios, shoppings, estádios, parques, entre outras. O engenheiro atua em todas as etapas da obra, desde a concepção até a entrega, inclusive na gestão de pessoal e de custos. Assim, é responsável pela concepção, monitoramento e planejamento dos sistemas de produção e desenvolvimento da obra.



Cálculo Estrutural


Foto por Fabio Santaniello Bruun em Unplash



O engenheiro calculista fica mais no escritório do que na obra e atua bastante com softwares de computador. Essa área está diretamente ligada à segurança das construções. O engenheiro realiza cálculos que visam a segurança e a garantia de que a construção suporte os esforços necessários, através do dimensionamento de toda a estrutura (viga, pilares, lajes). Além disso, ele deve especificar os materiais a serem utilizados na obra.



Materiais de Construção


Foto por Fabio Guilherme Cunha em Unplash



O engenheiro dessa área estuda as características dos materiais utilizados nas obras e atua na escolha das soluções mais seguras e eficientes, além de buscar soluções inovadoras para otimizar as construções, desenvolver novos materiais e atender as demandas do mercado. Outrossim, a engenharia de materiais busca sempre por processos que visam a preservação do meio ambiente, por meio da durabilidade dos materiais, das suas formas de deposição, da reciclagem e de sua origem.



Geotecnia


Foto por Rob Bye em Unplash



Esse ramo aborda as questões relacionadas ao comportamento dos solos e das rochas. O engenheiro é responsável por identificar as propriedades e os materiais presentes no solo, além de trabalhar com escavações, investigação e análise geotécnica, obras de fundações, túneis, estabilidade de taludes, contenções, barragens de terra, dentre outras.



Infraestrutura e Transporte


Foto por Anders Jildén em Unplash



Essa área trabalha com projetos de estradas, viadutos, rodoferroviárias, túneis, pontes, portos, aeroportos e obras de infraestrutura em geral. Além disso, o engenheiro pode trabalhar com o planejamento de sistemas de transportes e logística, de forma a garantir e otimizar a mobilidade urbana e o tráfego, reduzindo engarrafamentos e utilizando melhor os espaços disponíveis.



Hidráulica


Foto por Raphaël Biscaldi em Unplash



Nesse setor, o engenheiro civil precisa entender os princípios de mecânica dos fluidos para o planejamento e construção de obras de aproveitamento hídrico ou de contenção de água. Ele estará envolvido em projetos de sistemas urbanos (esgotos, abastecimento de água, drenagem, irrigação), barragens, hidrovias, controle de enchentes, obras de usinas hidroelétricas, obras portuárias, etc. É importante o profissional sempre estar preocupado com o meio ambiente e a qualidade da água.



Referências

http://blog.uceff.edu.br/carreira-em-engenharia-civil-8-opcoes-de-especializacao/

http://blog.unipe.br/graduacao/descubra-8-curiosidades-sobre-a-profissao-de-engenheiro-civil

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/engenharia-civil-areas-de-atuacao/48669

https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2016/06/10/as-10-principais-areas-de-atuacao-de-um-engenheiro-civil/

Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square