Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Orçar uma obra: Por quê?

Quando planejamos viajar, fazer compras, fazer uma festa ou comprar materiais, buscamos prever quanto vamos gastar e em que vamos gastar nosso dinheiro. Na construção civil, não poderia ser diferente! Para muitas pessoas pode parecer difícil ou desnecessário fazer um orçamento por ser algo trabalhoso. Este post tem o intuito de esclarecer essa curiosidade e enfatizar a importância de se orçar uma obra!

 

 

 

Primeiramente, é importante ressaltar que o orçamento de uma obra beneficia tanto o cliente quanto a empresa que se responsabiliza pela execução. Neste contexto, vamos enumerar o que encaramos como as três maiores vantagens de se orçar uma obra.

 

1)  Planejamento e Fluidez

Ao orçar uma obra, pretende-se estabelecer todos os custos relativos aos materiais e mão de obra empregados. Sendo assim, o orçamento é uma etapa crítica do conjunto de ações que compõem o planejamento da construção. Um bom orçamento significa uma obra mais organizada e sinérgica, resultando em um maior controle quando muitas frentes de serviço trabalham ao mesmo tempo.

 

Quando se tem todos os gastos organizados, evitamos imprevistos e damos uma maior fluidez à obra, reduzindo riscos associados a incertezas no orçamento, uma vez que o custo dos materiais e serviços já foram detalhadamente especificados.

 

2)  Economia e rentabilidade

Tendo em mãos um bom orçamento e conhecendo os materiais e serviços utilizados na obra, é possível pontuar as etapas mais onerosas e buscar a otimização das mesmas. Isso diminui a ocorrência de gastos excessivos ou desnecessários.

Portanto, decisões devem ser tomadas visando a melhor alocação dos recursos para que tanto o cliente como a construtora sejam beneficiados.

 

3)  Maior confiabilidade

Esta vantagem é importante principalmente se você pretende atrair investidores. Com uma boa gestão de obra, a possibilidade de ocorrerem situações como falta de material e falta de recursos no decorrer da obra é reduzido. Esta assertividade de dados confere uma maior confiança e possibilita um maior potencial de crescimento da empresa.

 

Portanto, a elaboração de um um bom orçamento desencadeia uma série de boas consequências no planejamento de uma obra como fluidez na execução de serviços, redução nos riscos financeiros, aumento de confiabilidade por parte do cliente e, principalmente, uma obra sem surpresas!

 

Share on Facebook
<