Posts Recentes
Posts Em Destaque

Apareceu uma rachadura na minha parede! O que fazer?


Todos nós já observamos rachaduras em alguma parede, seja em escolas, hospitais ou casas antigas. O fato é que o aparecimento de fissuras ou rachaduras é bastante comum, principalmente em paredes externas, onde existe incidência solar. Em algumas vezes, não há problemas que afetem a estrutura, mas em outras vezes é uma situação bem preocupante.

E, apesar de ser um tema importante, muita gente desconhece as causas e suas possíveis consequências, que podem ser preocupantes. Como saber se a rachadura em minha parede é superficial e inofensiva, ou se é profunda e preocupante? E quando devo procurar um especialista?



O que são fissuras, trincas e rachaduras?


As fissuras são estreitas e alongadas, possivelmente na argamassa ou no cimento queimado. Em geral, são superficiais e não há desagregação de material.


as trincas, quando ocorrem, são mais profundas e acentuadas. Nesse caso, há ruptura dos elementos e separação do material, o que já é mais perigoso que as fissuras. Sempre desconfie se uma fissura não é, na realidade, uma trinca.


As rachaduras, no entanto, são profundas e acentuadas. Elas são facilmente observadas e, quando ocorrem, podem permitir a passagem de luz, água ou vento.



Causas de Rachaduras


Retração: ocorre, geralmente, na argamassa quando há encolhimento do material. Sua causa mais provável é o excesso de cimento na elaboração da massa.


Dilatação: ocorre em sua maioria dos casos em regiões externas, expostas ao sol e às variações de umidade. Em cidades como Brasília, em que há forte incidência solar e grandes variações de umidade, as dilatações podem ser bastante comuns.


Vibração excessiva: causada por máquinas ou efeitos dinâmicos na estrutura. Ocorre comumente em edifícios próximos a linhas de metrô ou trens.


Recalques: ocorrem quando a edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. É a principal causa das rachaduras nos elementos estruturais, principalmente quando uma parte da edificação rebaixa mais que a outra e que gera um esforço não-previsto (recalque diferencial).


Outras causas: usos de materiais inadequados para ambientes com umidade é bastante comum.



Como saber se é grave?


Rachaduras diagonais geralmente indicam causas que são graves, como problemas na fundação, ou de recalque. E rachaduras em elementos estruturais (pilares, vigas e lajes) também são bastante preocupantes. Nos dois casos o fenômeno pode se agravar rapidamente e a sua estrutura colapsar. Fique atento a esse caso e busque rapidamente um especialista!


Patologias em paredes de alvenaria estrutural, em qualquer direção, podem também ser graves a médio prazo. Consulte também um especialista assim que possível.

Já patologias em uma só direção (horizontal ou vertical), que sejam superficiais, podem ser menos severas. Nesse caso, provavelmente não são graves.



O que fazer para solucionar o problema?


As soluções para fissuras, trincas e rachaduras são numerosas. Variam de acordo com o tipo de patologia e suas causas. Essas soluções podem ir de uma simples reaplicação da pintura a grandes reforços estruturais. Seus preços, naturalmente, variam na mesma proporção. Apenas profissionais capacitados podem te dar as melhores opções.


Em todo caso, as principais causas podem ser evitadas com um projeto de qualidade e a utilização de materiais de qualidade em sua obra. Sempre exija a participação de um responsável técnico (da Engenharia ou da Arquitetura) durante as fases de projeto e de execução de uma obra. Esses profissionais são capacitados para garantir excelência na execução e conforto ao usuário.


Se você visualizou trincas ou rachaduras em sua edificação, e principalmente se a rachadura está evoluindo rápido, solicite o quanto antes o auxílio técnico de um especialista, que fará uma análise do seu problema. Ele poderá também indicar uma solução que evitará problemas maiores no futuro.

Precisa de uma avaliação? Solicite nosso serviço aqui!

Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square