Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Aproveitamento de Água da Chuva: um investimento sustentável

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo humano de água aumentou mais de 6 vezes em menos de um século, mais do que o dobro das taxas de crescimento populacional. Portanto, é fácil entender que o consumo de água está longe de ser sustentável.

 

Atualmente, o Brasil está passando por uma grande crise hídrica, a qual é causada tanto por fatores naturais quanto pela gestão humana da água, principalmente nos setores industrial e agrícola. Por isso, este é um momento crucial para nos adaptar e adotar novas medidas em relação ao consumo e à captação de água. Nesse sentido, escolhemos abordar uma alternativa que tem crescido cada vez mais nos útilmos anos: o aproveitamento de água da chuva.

 

Neste post, vamos enumerar as maiores vantagens de se adotar um sistema de aproveitamento de água da chuva, buscando a conscientização das pessoas em relação a uma das mais eficazes e promissoras formas de se utilizar a água que está à nossa disposição.

 

 

 

Vantagens

 

 

1. Redução do consumo de água da rede pública e, consequentemente, a diminuição do custo de fornecimento de água devido à menor demanda.

 

2. Utilizando a água da chuva em vasos sanitários, na lavagem de carro ou na irrigação, estamos evitando o uso de água potável em atividades que não exigem o seu uso, uma vez que a água que armazenamos da chuva é considerada não potável.

 

3. Diminuição da água que infiltra no solo, evitando empoçamento de água e aliviando o sistema de drenagem urbana.

 

4. O retorno de investimento é praticamente sempre positivo, uma vez que os sistemas de aproveitamento de água da chuva possuem uma duração média de 20 anos. Na maior parte dos casos analisados observa-se uma economia razoável de água, a qual permite um rápido retorno do dinheiro investido no sistema e possibilita o lucro sobre o investimento.