Posts Recentes
Posts Em Destaque

O que é um projeto estrutural?

Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Nesse artigo vamos mostrar mais sobre essas etapas e a importância desse projeto para uma construção.



Dimensionamento


Hoje em dia, já observamos em alguns projetos um pré-lançamento dos pilares por parte dos arquitetos, o que facilita muito o trabalho do engenheiro, que pode partir logo para a fase de dimensionamento e detalhamento dos elementos.


Nessa fase de dimensionamento, o engenheiro, auxiliado por normas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980) e por softwares, leva em consideração diversas condições para o dimensionamento de todos os elementos, dentre elas as mais importantes:


- a resistência do concreto; - o clima; - a ação do vento; -cargas permanentes; -cargas acidentais.


Detalhamento


Imagens de Projeto Estrutural feito no Software Eberick



Após a fase de dimensionamento, confere-se os cálculos para evitar peças superdimensionadas e então o engenheiro pode realizar o detalhamento de todos os elementos.


Por que ter um Projeto Estrutural?


Tendo em vista todo esse processo, a contratação de uma empresa ou de um profissional em engenharia civil é crucial. Uma vez que o Engenheiro/Empresa se preocupa em realizar o projeto da forma mais otimizada e detalhada possível, o projeto estrutural passa a ser elemento indispensável em um contexto no qual se deseja evitar gastos desnecessários na obra ou baratear o custo de construção.


Além disso, deve-se prezar pela segurança e a funcionalidade das edificações, através dos cálculos e dimensionamentos das estruturas feitos de acordo com as normas.


Ficou interessado nesse Projeto? Quer saber mais? Entre em contato!




Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square