Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Por que investir em um Projeto Arquitetônico?

Os arquitetos e urbanistas possuem como missão melhor atender às expectativas do cliente no que se refere a aspectos como o aproveitamento do espaço, a melhor distribuição possível dos ambientes, a identidade do projeto, a valorização do imóvel, ao trabalho de confortos térmicos, acústicos e luminoso nos ambientes. Além disso, é atribuição do profissional de arquitetura, também,  propor soluções inovadoras e que se adequem sempre à realidade do cliente e aos contextos social, econômico, histórico e cultural nos quais o projeto estará inserido.

 

Nesse sentido, fazendo um levantamento de todas as vantagens apresentadas ao se contratar um arquiteto, segue uma lista com 10 dos grandes motivos para realizar um investimento em um projeto de arquitetura para sua obra. São eles:

 

1.      Os arquitetos analisam todos os cenários possíveis e apresentam a solução que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu bolso.

 

2.      Uma das prioridades do arquiteto é garantir os interesses do seu cliente, tomando decisões como um representante fiel. Lembra da questão de identidade e unidade do projeto?

 

3.      O arquiteto trabalha com o estudo do espaço, aproveitando todos os elementos à volta e otimizando os ambientes da melhor forma possível.

 

4.      O projeto evita que o cliente gaste dinheiro de forma desnecessária e que construa algo diferente do que realmente deseja, construindo um projeto em conjunto de acordo com as vontades e necessidades apresentadas.

 

5.      O projeto une técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às necessidades do cliente.

 

6.      O arquiteto analisa, na elaboração de um projeto, oportunidades para aproveitar melhor os recursos naturais como iluminação, ventilação e procura proporcionar ao usuário um maior conforto do ponto de vista acústico.

 

7.   O projeto arquitetônico é todo feito baseado em normas da ABNT, seguindo todas as normas de segurança, conforto, dentre outras, que garantem segurança e qualidade para a sociedade.

 

8.   O resultado final do projeto é formado por um conjunto maior, de qualidade construtiva em arquitetura, urbanismo, paisagismo, interiores. Afinal, esse é o profissional que conhece os mais adequados materiais e produtos oferecidos pelo mercado, especificando-os de maneira correta.

 

9.   O arquiteto é o profissional técnico e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico. Além disso, pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção, como projetos hidráulicos, elétricos, estruturais etc.

10. Além de elaborar o seu projeto, o arquiteto também está apto a fazer todo o acompanhamento de sua obra, observando cada detalhe da construção para que tudo ocorra como o previsto, garantindo uma gestão correta, evitando gastos, erros, retrabalhos e perdas de tempo/atrasos na sua obra.
 

 

 Projeto Arquitetônico realizado pela Concreta - Layout dos ambientes

 

Com essa lista de motivos para investir em um projeto de arquitetônico, sua edificação ganha base para que, além de requisitos mínimos de normas, possua personalidade própria e utilize das melhores maneiras possíveis os recursos disponíveis. Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas são orgãos que podem ajudar a demonstrar e assegurar a importância da atuação dos profissionais de arquitetura na elaboração de projetos. Vale a pena conferir, também, na Cartilha Contrate um Arquiteto e Urbanista, alguns aspectos que defendem essa importância e demonstram os ganhos ao se investir em um projeto arquitetônico.

 

 

Share on Facebook