Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Posso construir minha casa sem projetos de instalações?

Já pensou em simplesmente desenhar sua casa em um papel e dar para uma empreiteira construir? Pode não ser uma boa ideia... Como diz o ditado popular, “o barato sai caro”. O projeto de uma casa custa em torno de 5% do valor da obra, mas pode economizar ainda mais em materiais, mão de obra e tempo de construção, além de entregar uma edificação de qualidade e segurança e exatamente como idealizada pelo cliente.

 

Quando pensam no projeto de uma casa, geralmente as pessoas se lembram apenas do projeto arquitetônico. Enquanto que imprescindível para a construção de uma casa que se adeque à realidade do cliente em termos de funcionalidade, estética, conforto, segurança e aspectos legais, o projeto arquitetônico não é suficiente. Para que se tenha um projeto completo de forma a contemplar todo o dimensionamento e execução da obra, os projetos complementares são de igual importância.

 

Para a construção de casas e pequenas construções residenciais, os complementares necessários são: Projeto de Fundações, Projeto Estrutural, Projeto de Instalações Hidrossanitárias e Projeto de Instalações Elétricas e Telefônicas. Os dois últimos, juntos, são chamados de projetos de instalações.

 

 

Projeto de Instalações Elétricas e Telefônicas: determina os materiais e tipos de ligação para energia elétrica, linhas telefônicas e para televisão (antena / TV a cabo) até seus usos finais (iluminação, interruptores, tomadas de uso geral e específico). Consiste em posicionar as instalações e dimensionar os eletrodutos, a fiação e os disjuntores, evitando curto-circuito e ruído na linha de telefone. Sem esse projeto, o cliente fica vulnerável a problemas na rede elétrica e telefônica, podendo queimar aparelhos ou até gerar incêndio.

 

Projeto de Instalações Hidrossanitárias: é apresentada a disposição e dimensão das tubulações que trazem a água da caixa até os pontos de uso (pias, chuveiros, bacias sanitárias, filtro, mangueira) e levam o esgoto ao seu destino final (sistema público ou individual). A fossa, o sumidouro e a caixa de passagem também são dimensionados neste projeto. Vazamentos em tubulações, falta ou excesso de pressão em chuveiros e torneiras e mal cheiro vindo de ralos são problemas comuns de uma construção sem o devido dimensionamento das instalações hidrossanitárias.

 

A construção de uma casa é um processo que leva tempo para ser bem feito. Os projetos de instalações são parte essencial desse processo! Para evitar problemas e construir sua casa da melhor forma, procure antes profissionais da engenharia e arquitetura para projetar e dimensionar tudo que é necessário.

 

Fonte das imagens: http://www.lastoria.eng.br/servicos-de-engenharia/elaboracao-de-projetos/

https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/projeto-de-instalacoes-eletricas-residenciais-comerciais-e-industriais

 

Share on Facebook