Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

O que é Planejamento Urbano?

18 Jun 2017

 

O Planejamento Urbano lida com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. Para a realização desse planejamento, a cidade é pensada como um sistema composto por várias partes conectadas, ou seja, não basta pensar apenas na infraestrutura da cidade, é necessário considerar as pessoas que irão vivenciá-la e como nós queremos que seja a experiência delas nos espaços.

 

 

Moradia, emprego, acessibilidade e segurança são as principais preocupações dos habitantes urbanos. Estes temas estão fortemente relacionados à forma urbana. As políticas adequadas de densidade, uso do solo, espaço público e projeto de infraestrutura e serviços podem fazer a diferença na qualidade de vida a um preço justo. O projeto de um modelo espacial que responda as preocupações dos cidadãos é um meio para proporcionar uma cidade melhor.

 

Além disso, toda cidade precisa de um plano para crescer de maneira ordenada. Esse plano irá guiar os líderes na tomada de decisão e vendo as oportunidades e gerenciando os riscos. Com informações confiáveis sobre a situação atual, é possível ser capaz de fazer conexões entre a visão em longo prazo e ações em curto prazo.

 

Outro fator importante do planejamento urbano é a garantia da continuidade de seus planos mesmo que os ciclos políticos mudem, ao perceber que uma rota estável tem mais credibilidade. O investimento é em longo prazo e se beneficia com as condições previsíveis. O ordenamento do território é um trunfo para reduzir a incerteza e assim sua continuidade contribui tanto para que as iniciativas não sejam redundantes ou tenham direcionamentos diversos quanto para reduzir os custos de implantação do projeto.

 

Assim, o foco principal do planejamento urbano é antecipar as necessidades e coordenar os esforços necessários para oferecer melhorias na qualidade de vida dentro das cidades reduzindo os impactos ao meio ambiente. É fundamental para todos estes estudos que os urbanistas e gestores obtenham uma visão holística do meio urbano, por meio do desenvolvimento de trabalhos em equipes multidisciplinares, assim como a participação da sociedade.

Share on Facebook