Please reload

Posts Recentes

Como a Sustentabilidade pode ajudar o seu Negócio?

28 Apr 2020

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

6 Livros de Arquitetura que merecem ser lidos

1 Oct 2017

Todos sabemos que arquitetos e estudantes de arquitetura são pessoas extremamente ocupadas e mal têm tempo para ler um bom livro. Muitas vezes, o conhecimento desses parte da prática das aulas, entretanto, a arquitetura é uma arte que merece ser estudada além dos projetos e salas de aula. Nesse sentido, selecionamos 6 livros relacionados à arquitetura que merecem um lugar na sua cabeceira.

 

 

Atmosferas – Peter Zumthor

 

Escrito pelo arquiteto vencedor do Pritzker de 2009, trata-se de um livro fácil de ler e com muitas pontuações do autor relacionadas à sua visão sobre a Arquitetura. No decorrer do livro, ele revela o que são para ele os pilares da Arquitetura, valorizando principalmente os materiais, o contexto, a experiência e não apenas as formas e a sensação visual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Arquitetura da Felicidade – Alain De Botton

 

Escrito pelo filósofo Alain de Botton, é um livro para todos, arquitetos ou não, pois aborda a influência da arquitetura e da arte no nosso cotidiano, na nossa personalidade e, como o próprio título diz, na nossa felicidade. A leitura é tão agradável quanto a de um romance e traz uma perspectiva  autêntica sobre a história, os princípios e exemplos arquitetônicos, relacionando-os à nossa vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por uma Arquitetura – Le Cobusier

 

Um livro-manifesto revolucionário escrito pelo arquiteto que marcou a história da Arquitetura. A leitura é atípica e traz com muito fervor as inconfomações do modernismo com a arquitetura clássica. Os princípios do modernismo são evidentes no decorrer do livro e se trata de uma leitura essencial para a compreensão desse movimento que influenciou tanto a arquitetura da capital do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

101 Lições que Aprendi na Escola de Arquitetura – Matthew Frederick

 

 

Trata-se de um livro muito didático, com várias ilustrações e rápido de ler. As dicas que o arquiteto e designer traz vão desde técnicas de desenho a concepção de projetos. O ponto que mais marca o livro é a sua aplicabilidade e dicas de alguém que já tem muita experiência, esclarecendo princípios muitas vezes incompreensíveis na sala de aula.

 

 

 

 

Morte e Vida de Grandes Cidades – Jane Jacobs

 

O livro baseia-se em uma crítica radical às grandes cidades tradicionais, escrito por uma Jornalista e ativista, casada com um Arquiteto. Sua obra teve uma enorme repercussão por contrariar o urbanismo moderno ortodoxo. Ela propõe soluções urbanísticas alternativas, como a defesa de uma cidade mais adensada, mais orgânica, com pessoas nas ruas, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O concurso de Brasília: sete projetos para uma Capital – Milton Braga

 

Nessa obra, Milton Braga descreve detalhadamente cada um dos sete projetos premiados no Concurso de Brasília ou Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. Além de descrever os projetos, o autor, introdutoriamente, investiga os acontecimentos históricos desde a colonização que influenciaram na mudança da capital brasileira.

Share on Facebook
Please reload

Siga
Procurar por tags