Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

6 Livros de Arquitetura que merecem ser lidos

1 Oct 2017

Todos sabemos que arquitetos e estudantes de arquitetura são pessoas extremamente ocupadas e mal têm tempo para ler um bom livro. Muitas vezes, o conhecimento desses parte da prática das aulas, entretanto, a arquitetura é uma arte que merece ser estudada além dos projetos e salas de aula. Nesse sentido, selecionamos 6 livros relacionados à arquitetura que merecem um lugar na sua cabeceira.

 

Atmosferas – Peter Zumthor

 

 

Escrito pelo arquiteto vencedor do Pritzker de 2009, trata-se de um livro fácil de ler e com muitas pontuações do autor relacionadas à sua visão sobre a Arquitetura. No decorrer do livro, ele revela o que são para ele os pilares da Arquitetura, valorizando principalmente os materiais, o contexto, a experiência e não apenas as formas e a sensação visual.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Arquitetura da Felicidade – Alain De Botton

 

 

Escrito pelo filósofo Alain de Botton, é um livro para todos, arquitetos ou não, pois aborda a influência da arquitetura e da arte no nosso cotidiano, na nossa personalidade e, como o próprio título diz, na nossa felicidade. A leitura é tão agradável quanto a de um romance e traz uma perspectiva  autêntica sobre a história, os princípios e exemplos arquitetônicos, relacionando-os à nossa vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por uma Arquitetura – Le Cobusier

 

 

Um livro-manifesto revolucionário escrito pelo arquiteto que marcou a história da Arquitetura. A leitura é atípica e traz com muito fervor as inconfomações do modernismo com a arquitetura clássica. Os princípios do modernismo são evidentes no decorrer do livro e se trata de uma leitura essencial para a compreensão desse movimento que influenciou tanto a arquitetura da capital do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

101 Lições que Aprendi na Escola de Arquitetura – Matthew Frederick

 

Trata-se de um livro muito didático, com várias ilustrações e rápido de ler. As dicas que o arquiteto e designer traz vão desde técnicas de desenho a concepção de projetos. O ponto que mais marca o livro é a sua aplicabilidade e dicas de alguém que já tem muita experiência, esclarecendo princípios muitas vezes incompreensíveis na sala de aula.

 

 

Morte e Vida de Grandes Cidades – Jane Jacobs