Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Resíduos de Construção e Demolição - Problemas e Soluções

16 Oct 2017

O crescimento demográfico das últimas décadas causou efeitos tanto positivos quanto negativos. Com mais pessoas no mundo, maior a demanda por construção de habitações. A economia cresce, o PIB aumenta gradativamente, no entanto, paralelamente, crescem os impactos ambientais e sociais como sintomas de uma urbanização desenfreada. Em razão disso, o macrocomplexo da construção civil no Brasil e no mundo cresce com  significativa carência de planejamento e sustentabilidade, o que confere a esse setor o título de maior consumidor de recursos naturais e maior gerador de resíduos sólidos.

 

 

 

 

 

Estatísticas apontam que o consumo de recursos naturais pela Construção Civil em cidades brasileiras médias e grandes corresponde de 40 a 70% do total. Além disso, estima-se que os Resíduos de Construção e Demolição correspondam a 40% de todos os resíduos gerados na economia. A indústria cimenteira, cujo objetivo principal é abastecer o construbusiness*, é responsável pela emissão de mais de 6% de CO2.

 

Diante de tantos problemas causados pelo crescimento do construbusiness, surgem algumas propostas que visam melhorar o atual panorama, tais como:

 

  • Minimizar o consumo de recursos, diminuindo os impactos gerados não apenas pelo acúmulo dos resíduos, mas também pelo transporte e extração de materiais – fase que representa 80% do consumo energético na construção de um edifício;