Posts Recentes
Posts Em Destaque

7 Dias, 7 Documentários de Arquitetura e Urbanismo

Experiência é uma forma de conhecimento que se adquire por meio de vivências, de forma sistemática e, assim, é aplicável em todas áreas. Dentro da carreira de arquitetura e urbanismo, parte essencial para o bom desenvolvimento da profissão se tem acesso quase que exclusivamente por meio da experiência. A partir dela que se constrói o que chamamos de repertório, conjunto de todo o conhecimento adquirido fundamentado em vivências precedentes, sejam elas pessoais ou de terceiros, que estabeleceram bases consolidadas.


No entanto, se tornou quase cultural o fato de arquitetos e, principalmente, estudantes de Arquitetura e Urbanismo, em função de uma pesada carga horária de trabalho, disporem de pouco tempo hábil para se aprofundarem no diversos assuntos do universo arquitetônico. Uma boa solução então é buscar na sétima arte conhecimento assimilável enquanto forma de lazer. Pensando nisso, selecionamos sete documentários de arquitetura e urbanismo, que podem ser assistidos online - a maioria encontrados em sites como Youtube® e alguns possuem site próprio -, que irão ajudar a aprimorar seu o repertório em uma semana.




1. ARCHICULTURE (2016)

De David Krantz e Ian Harris



O documentário em 25 minutos aborda a questão referida anteriormente, o grande lapso existente entre a formação como arquiteto e urbanista, e a carreira de arquiteto urbanista. Acompanhando um grupo de estudantes de arquitetura durante o desenvolvimento de seus trabalhos e por meio de entrevista com vários profissionais da área, o filme questiona os caminhos que a arquitetura está tomando no cenário atual. Por adentrar a experiência do que é ser arquiteto o criador, para além do objeto em si, inaugura a lista.


2. OBJECTIFIED (2009)

De Gary Hustwit






Segundo documentário do diretor, o filme explora por meio de entrevistas o desconhecido mundo do design industrial, que abarca tudo aquilo que vivemos e experimentamos no cotidiano, e não nos damos conta. Não se trata de um documentário sobre como é feito, mas sim, o porquê de ser feito. Dessa forma, se interessa em entender a relação entre um objeto e as necessidades das pessoas, e de que forma ela se constrói.















3. THE PERFECT HOME (2006)

De Niel Combrie





A série, documentada em quatro episódios, é baseada no livro “Arquitetura da Felicidade” de Alain de Botton, apresentador da série. A partir de visitas a diferentes contextos, desde a arquitetura imobiliária dos subúrbios ingleses aos novos modos de morar contemporâneo na Holanda, Alain de Botton investiga a psicologia intrínseca na arquitetura e o modo como ela reflete a sociedade do seu tempo – ou não.















4. REM KOOLHAAS, A KIND OF ARCHITECT (2008)

De Markus Heidingsfeld e Min Tesch







Fundador do aclamado escritório OMA, Rem Koolhaas, arquiteto e teórico de arquitetura, é retratado neste documentário. Em 97 minutos, o filme investiga a inventiva personalidade do renomado arquiteto de maneira visual, entre entrevistas e diálogos com o próprio Rem, retomando desde seus primeiros anos à expressão de sua arquitetura consolidada mundialmente.














5. POEIRA E BATOM NO PLANALTO CENTRAL (2011)

De Tânia Fontenele Mourão, Tania Quaresma e Mônica Gaspar



O documentário acompanha depoimentos de diversas mulheres pioneiras que viveram e ajudaram a construir a Brasília de 1960. Além de ser um relato das histórias destas mulheres em meio à ambiciosa promessa de erguer a capital, o documentário elucida como a construção de Brasília, como a conhecemos hoje representou para elas a quebra de paradigmas numa sociedade que também se construía junto com a cidade, dando a oportunidade de rompimento com antigos valores patriarcais.




6. BUILDING AFRICA, THE ARCHITECTURE OF A CONTINENT (2010)

De John Holdsworth



Dando luz à pouca visada arquitetura africana, o documentário é apresentado por David Adjaye. O respeitado arquiteto britânico volta à Gana de suas origens e explora em Ruanda desde as antigas construções de barro em Mali aos experimentos de Mussolini nas terras africanas.






7. THE HUMAN SCALE (2013)

De Andreas Møl Dalsgaard





O documentário baseado nos estudos do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, autor de Cidades para Pessoas, convida o espectador a descer do panorama aéreo, em foco para muitos urbanistas e arquitetos, e adentrar na escala humana das ruas, com foco nas pessoas. De maneira sistemática, Jan Gehl investiga o comportamento da população, assim como sua interação no meio urbano, e coloca em xeque paradigmas modernos, buscando assim, soluções para questões contemporâneas de habitar as cidades.



Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square