Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Sustentabilidade Urbana

O aumento acelerado da população e o crescimento desordenado das zonas
urbanas têm gerado grandes desafios para o desenvolvimento das cidades. A poluição, a diminuição das áreas verdes, a proliferação de doenças e a falta de planejamento e infraestrutura são alguns dos problemas socioambientais resultantes desse processo de urbanização, que afeta radicalmente a qualidade de vida da população.

 

 

O conceito de cidades sustentáveis, nessa perspectiva, propõe uma nova condição de desenvolvimento urbano, o qual busca o equilíbrio entre bem-estar social, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental. O desenvolvimento urbano sustentável está, portanto, relacionado com a qualidade de vida.

 

 

 

Esse modelo urbanístico objetiva uma relação saudável entre a sociedade e a natureza, de forma que a implantação de um empreendimento ocorra de maneira a minimizar os efeitos negativos no ecossistema. Cidades compactas, densas e de uso misto se destacam como exemplos de modelos urbanos sustentáveis, pois permitem o surgimento de atividades econômicas, mobilidade urbana e o máximo uso da infraestrutura instalada.

 

Entretanto, o desenvolvimento urbano sustentável apresenta, como desafios, a combinação da utilização de espaços públicos, a justiça social, o sistema de transporte coletivo, a diminuição de distâncias, a segurança, o perímetro de áreas verdes, a manutenção de ecossistemas e o acesso à infraestrutura e ao saneamento básico.

 

A partir de propostas viáveis e adaptáveis a cada realidade, esse
modelo busca garantir a preservação do meio ambiente e acesso à qualidade de vida.

 

Conheça um pouco mais sobre engenharia e arquitetura no nosso blog.