Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Desenvolvimento Sustentável: A indústria do aço está se aquedando aos seus princípios e valores?

15 Jul 2018

  

A sustentabilidade consiste, resumidamente, em utilizar bem os recursos naturais sem que as gerações futuras sejam prejudicadas. Charles Kibert, em 1994 definiu o conceito de Construção Sustentável como sendo “a criação e o planeamento responsável de um ambiente construído saudável com base na otimização dos recursos naturais disponíveis e em princípios ecológicos”.

 

O aço é um material que utiliza na sua composição o minério mais abundante da terra - o minério de ferro. É considerado um dos materiais mais sustentáveis devido ao fato de ser totalmente reciclável, podendo passar por esse processo inúmeras vezes sem que perca sua qualidade. Por ser um material mais leve que os convencionais, o aço agride menos o terreno, visto que as estruturas de fundação podem ser de menor porte. Tem um tempo de durabilidade alto, desde que em condições adequadas, e é bem flexível, além de exigir um tempo menor na execução do projeto.

 

Entretanto, mesmo com essas características favoráveis, debates são levantados acerca da produção do ferro em aço, que consome uma quantidade imensa de energia e gera alguns resíduos como o Dióxido de Carbono (CO2) entre outros.

 

Com o intuito de melhorar ainda mais a ação do aço e sua produção no meio ambiente, as grandes siderúrgicas estão trabalhando cada dia mais na implementação de medidas mais eficazes de preservação da natureza.  Novas maneiras de produção de aço estão sendo estudadas, para que seja emitido menos CO2 e/ou seja melhor aproveitado posteriormente além de ser utilizado outras formas de energia como biomassa, gás natural entre outras. Alguns dos subprodutos da produção do aço podem ser reaproveitados em outras áreas, como construção de estradas e ferrovias e até mesmo na fabricação de cimento.

 

 

 

 

Referências

http://www.abcem.org.br/construmetal/2008/downloads/PDFs/27_Helena_Gervasio.pdf

http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/construcao-em-aco-sustentabilidade.php

https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm