Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

PGRS e Cadastro no SLU: Entenda a gestão de resíduos do seu estabelecimento

19 Aug 2018

 

 

Em 2016, foi aprovada no Distrito Federal a Lei Distrital nº 5.610/2016, na qual fica determinado que os estabelecimentos caracterizados como grandes geradores de resíduos são integralmente responsáveis pelo gerenciamento ambientalmente adequado dos seus resíduos sólidos. Isso significa que, desde então, o SLU (Serviço de Limpeza Urbana) não é mais responsável por fazer o serviço de coleta desses estabelecimentos, bem como o transporte e a destinação final. Com a nova lei, os estabelecimentos comerciais passam a se preocupar com o fim que toma o seu lixo.

 

O processo completo do gerenciamento vai desde a geração e segregação dos resíduos até a disposição final, tratando-se não apenas de um problema de logística, mas de educação e conscientização ambiental. Quando esse processo é segregado, ou seja, quando o gerador apenas se encarrega da geração até a disposição em caçambas, e o serviço público cuida da parte de coleta e destinação final, a noção de qualidade e eficiência do processo como um todo fica negligenciada. As partes iniciais do ciclo, na geração e segregação, acabam apenas transferindo um problema para o agente público, que deve tentar administrá-lo da melhor maneira.

 

Essa nova lei do DF veio para adequar o manejo de resíduos sól