Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Compostagem: Você sabe o que é?

16 Sep 2018

Você sabia que no Distrito Federal cerca de 3 mil toneladas de lixo são recolhidas diariamente pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU)?

 

Em média, cada pessoa produz um quilo de lixo por dia e, aproximadamente, 50% desse lixo é orgânico. Vale ressaltar que o crescimento dos centros urbanos traz consigo o aumento da produção de resíduos sólidos, e uma das formas de minimizar esse problema é o descarte correto de cada parte desse lixo, como seco e orgânico.

 

Os resíduos orgânicos são um tipo de lixo de origem animal ou vegetal que, por meio da compostagem, podem gerar o adubo natural.

 

Mas o que é compostagem

Compostagem é um processo biológico onde os microrganismos estimulam a matéria orgânica, como folhas e restos de comida, formando o adubo. Na qual pode ser feita de duas formas: compostagem seca e a vermicompostagem.

 

Na primeira opção, somente os microrganismos presentes no solo fazem decomposição. Enquanto na segunda, o processo é realizado por meio da ação de minhocas que auxiliam os microrganismos presentes no solo a decompor a matéria orgânica.

 

A compostagem é uma forma de reciclar os resíduos orgânicos. Além de minimizar a quantidade de lixo entregue à coleta, é também uma ótima forma de melhorar a qualidade do solo onde esse adubo posteriormente será aplicado. Ademais, o adubo orgânico é de zero custo e capaz de atender às principais necessidades das plantas.