Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

4 pontos que você não pode esquecer antes de comprar um lote

 

Na hora de comprar um lote, a maioria das pessoas dá a devida atenção à sua localização, seu tamanho (área), a qualidade do condomínio (caso o lote se encontre em um), e, logicamente, o valor pedido pelo vendedor. Alguns outros itens, porém, passam desapercebidos e o comprador pode ter algumas surpresas desagradáveis posteriormente. Confira quais são:

 

1. Dimensões

 

É comum um lote possuir dimensões diferentes daquelas que deveria ter. Isso não acontece necessariamente por má fé do vendedor, em alguns casos o próprio cartório registra valores diferentes dos reais. Erros na medição inicial, na construção do muro ou oportunismo de vizinhos podem diminuir o tamanho real do lote.

 

Seria caso de justiça, mas a dor de cabeça para consertar o erro pode não compensar. Dessa forma, é importante verificar as dimensões reais do lote antes de fechar a compra.

 

Atenção: as dimensões que valem são aquelas que constam na certidão de matrícula emitida pelo cartório de registro de imóveis.

 

2. Energia, água e saneamento

 

Antes de comprar um lote, é importante buscar saber se os serviços básicos de energia, água e saneamento chegam ao imóvel. Se algum desses serviços não estiver disponível no local, é provável que os custos de levar os serviços ao local venham inteiramente do proprietário.

 

No caso da energia, o proprietário poderá ter que arcar com os postes de luz e a fiação. No caso da água, com a tubulação e possivelmente com a melhoria do sistema de abastecimento.

 

Caso não exista possibilidade de levar os serviços de água e saneamento, o proprietário deverá buscar alguma fonte para a água (como poço artesiano) e executar um sistema de fossa e sumidouro.

 

3. Inclinação

 

Um outro item que passa desapercebido é a inclinação do lote. Mesmo que um terreno aparente plano, uma inclinação de 3% resulta em quase 1m de desnível para um lote de 30m de comprimento.

 

A inclinação pode gerar dois problemas: o primeiro, é o aterro. Dependendo do desnível, os custos com aterro e muro de arrimo podem ser superiores ao do próprio lote. O segundo problema, é o esgotamento das águas pluviais. Em geral, elas devem correr para a rua. Caso o terreno seja inclinado para o lado oposto à rua, será custoso corrigir o problema.

 

4. Ônus do lote

 

É possível que o IPTU do lote não esteja em dia. Na transferência de título do lote, o IPTU an