Posts Recentes
Posts Em Destaque

Seu Terreno Necessita de Captação e Amortecimento da Água das Chuvas?

Você sabia que no ano de 2017 foi aprovado o projeto de lei que requer a retenção da água das chuvas em terrenos com área superior a 600 m²?

Sim. É isso mesmo! A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou esse projeto para os novos terrenos com mais de 600 m².







Segundo a Agência Brasília (2017), a norma passou a valer após a publicação no Diário Oficial do DF.


O projeto de amortecimento da água das chuvas é uma ótima alternativa como medida sustentável e também como investimento. Baseia-se na retenção da água proveniente da chuva como forma de evitar problemas advindos do escoamento das águas pluviais em locais impermeáveis.


A obra de captação pode ainda incluir um sistema de utilização das águas pluviais para diferentes usos. Há a possibilidade de se utilizar dessa água para a irrigação de jardins ou, geralmente, como complementar a usos não potáveis dentro da habitação, a exemplo da água existente na descarga dos vasos sanitários ou em mangueiras para a lavagem de carros e pisos.


Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/10/31/sancionado-incentivo-ao-aproveitamento-de-aguas-das-chuvas


Muitas construções novas ficam com impedimentos caso não realizem o que foi proposto por lei. A CAESB cobra e, muitas vezes, os proprietários ficam prejudicados tendo sua obra impedida.

Portanto, é necessária a realização do projeto de captação de água da chuva por profissionais qualificados. Não somente devido à cobrança da lei, mas para se pensar sempre em uma utilização com fins mais sustentáveis.

Confira nossa página para saber mais sobre o Projeto de Aproveitamento de Água da Chuva!




REFERÊNCIAS



[1] AGÊNCIA BRASÍLIA (2017). Disponível em:

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2017/06/26/aprovada-lei-da-captacao-de-agua-da-chuva-em-terrenos-com-mais-de-600-m%C2%B2/



[2] LEI COMPLEMENTAR Nº 929, DE 28 DE JULHO DE 2017. Disponível em:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sre/alocacao-de-agua/oficina-escassez-hidrica/legislacao-sobre-escassez-hidrica/distrito-federal/lei-complementar-no-929-2017-captacao-pluvial

Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square