Please reload

Posts Recentes

Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

13 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Projeto Executivo: Por que preciso dele na minha obra?

27 Feb 2019

Atualmente no Brasil, temos a infelicidade de ver diversas edificações que não possuem projeto ou que possuem projetos de má qualidade.

 

A maioria das coisas que fazemos na vida, funcionam melhor quando são planejadas. Na construção civil, não é diferente: o projeto executivo tem se tornado cada vez mais essencial para as obras. Mas afinal, o que é um projeto executivo?

 

Diferente do projeto básico, o projeto executivo é o que se encarrega de conter informações, desenhos, anotações e detalhes indispensáveis para uma obra condizente com o projeto requerido pelo  cliente, mais organizada, com prazos e orçamentos alinhados à realidade esclarecendo dúvidas e evitando os erros de execução.

 

Segundo a lei 8.666 de 21 de junho de 1993 do Brasil, ele é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

 

 

Problemas na obra

 

Muitas pessoas acreditam que o projeto é uma etapa dispensável ou que ele é importante apenas para obras grandes.

 

A questão é que na maioria das obras  que não possuem os cálculos corretos e o planejamento de um profissional do ramo da construção civil, acabam possuindo uma estrutura superdimensionada, tubulações fazendo caminhos pouco otimizados, espaços subutilizados, e acarretam no desperdício de material tanto estrutural como de acabamento,escolhas de materiais menos adequados e diversos erros e surgimento de dúvidas no momento da execução.

 

 

O que deve conter?

 

Antes desta etapa, já houveram várias reuniões com o cliente sendo que o projeto já deve ter passado pelas etapas de estudo preliminar e anteprojeto.  Ou seja, o desenho do layout básico do ambiente e materialidade de tal já foram definidas e aprovadas pelo cliente nas etapas anteriores.

 

 

(Plantas humanizadas entregues na etapa de estudo preliminar de projeto residencial feito pela Concreta.)

 

 

 

 

O projeto executivo então, funcionará como um guia a ser entregue à construtora que irá dizer com detalhes como deve ser construída determinada obra. Sendo que a qualidade, clareza e minuciosidade de tal etapa dependerão da qualidade do profissional contratado.

 

Num projeto executivos arquitetônico, por exemplo, encontramos diversos desenhos como:

  • Planta baixa de layout;

  • Planta de paginação de forro;