Posts Recentes
Posts Em Destaque

Projeto Executivo: Por que preciso dele na minha obra?

A maioria das coisas que fazemos na vida, funcionam melhor quando são planejadas. Na construção civil, não é diferente: o projeto executivo tem se tornado cada vez mais essencial para as obras. Mas afinal, o que é um projeto executivo?


Diferente do projeto básico, o projeto executivo é o que se encarrega de conter informações, desenhos, anotações e detalhes indispensáveis para uma obra condizente com o projeto requerido pelo cliente, mais organizada, com prazos e orçamentos alinhados à realidade esclarecendo dúvidas e evitando os erros de execução.


Segundo a lei 8.666 de 21 de junho de 1993 do Brasil, ele é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).



Problemas na obra


Muitas pessoas acreditam que o projeto é uma etapa dispensável ou que ele é importante apenas para obras grandes.


A questão é que na maioria das obras que não possuem os cálculos corretos e o planejamento de um profissional do ramo da construção civil, acabam possuindo uma estrutura superdimensionada, tubulações fazendo caminhos pouco otimizados, espaços subutilizados, e acarretam no desperdício de material tanto estrutural como de acabamento,escolhas de materiais menos adequados e diversos erros e surgimento de dúvidas no momento da execução.



O que deve conter?


Antes desta etapa, já houveram várias reuniões com o cliente sendo que o projeto já deve ter passado pelas etapas de estudo preliminar e anteprojeto. Ou seja, o desenho do layout básico do ambiente e materialidade de tal já foram definidas e aprovadas pelo cliente nas etapas anteriores.



Plantas humanizadas entregues na etapa de estudo preliminar de projeto residencial feito pela Concreta.

(Plantas humanizadas entregues na etapa de estudo preliminar de projeto residencial feito pela Concreta.)



O projeto executivo então, funcionará como um guia a ser entregue à construtora que irá dizer com detalhes como deve ser construída determinada obra. Sendo que a qualidade, clareza e minuciosidade de tal etapa dependerão da qualidade do profissional contratado.


Num projeto executivos arquitetônico, por exemplo, encontramos diversos desenhos como:

  • Planta baixa de layout;

  • Planta de paginação de forro;

  • Planta de paginação de piso;

  • Planta com pontos elétricos e hidráulicos;

  • Elevações;

  • Cortes longitudinais e transversais;

  • Detalhes construtivos.


Todos eles com suas devidas anotações de cotas, níveis, observações e indicações de acordo com a necessidade do desenho.


Portanto, quando bem feito, ele ajuda na fluidez da obra, pois não será necessário corrigir problemas pela falta de projeto e a organização da obra é mais clara, o que diminui o desperdício de material e facilita o cumprimento dos prazos e do orçamento previsto.


Por isso, apesar de ser um gasto inicial significativo, é importante não tentar economizar suprimindo esta etapa tão importante de uma obra que é a do planejamento.


Deve-se pensar no projeto não como um gasto, mas sim um investimento.

Contrate sempre um profissional que transmita segurança e confiança. Fique atento aos projetos já realizados por esse profissional.



Ficou com alguma dúvida? Quer saber um pouco mais sobre como construir? Entre em contato conosco!



Leia mais:


4 pontos que você não pode esquecer antes de comprar um lote


Lajes Steel Deck

Referências

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm

https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/projeto-executivo-de-arquitetura/

Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square