Vistoria, inspeção, perícia e consultoria: qual você precisa?

O aparecimento de trincas, rachaduras e infiltrações gera muito desconforto para os usuários, seja no aspecto visual, quanto na insegurança gerada. Ao se deparar com manifestações patológicas é comum ficar em dúvida sobre o que fazer. Nesse contexto, a engenharia diagnóstica procura preservar as características da construção e garantir a segurança dos usuários, e é classificada em diferentes níveis de diagnóstico e de aplicação. Nesse artigo vamos explicar, o que se deve fazer ao notar a presença de alguma não-conformidade, os benefícios de investir em engenharia diagnóstica, no que consiste cada serviço e quando solicitá-lo.


trinca rachadura laudo perícia inspeção engenharia civil

Fissuração em paredes, indicando problemas estruturais ou

deficiências do sistema de acabamento durante a fase de execução.

O que fazer quando identificar manifestações patológicas?

Quando há algum indicativo patológico, como a presença de fissuras em uma parede da edificação, o primeiro procedimento a ser adotado é contatar um profissional adequado, para auxiliar a observar o nível de complexidade do serviço que essa edificação demanda, para que então seja escolhida a melhor solução para resolvê-lo. Tendo em mente que o serviço ideal a ser solicitado depende do grau de comprometimento da estrutura, do orçamento do cliente e do porte da edificação analisada.



infiltração engenharia civil parede problema

Manifestação patológica de fácil identificação, gerando prejuízos estéticos ao imóvel e de

saúde aos usuários da edificação devido ao desenvolvimento de mofo.



Independente do tipo de serviço, mais que apontar os causadores, deve-se procurar formas e recursos para resolver o que foi diagnosticado. Com essa simples atitude, pode-se evitar que o aparecimento de patologias comprometam a funcionalidade do estabelecimento e a segurança de seus usuários.


Qual o impacto da engenharia diagnóstica?


gastos com manutenção por tempo

Gráfico demonstrativo do aumento de custo de manutenções corretivas comparadas às manutenções preventivas para uma mesma edificação



Estatisticamente, a cada 1 real gasto com manutenções preventivas, 5 reais são gastos com soluções corretivas, como mostra a imagem abaixo. Isso pressupõe que a solicitação de um serviço de prevenção como uma vistoria pode custar, por exemplo R$ 25,00, enquanto a solicitação de um serviço de correção como uma consultoria, após o surgimento de patologias, pode custar para a mesma edificação R$ 125,00, ou seja, cerca de cinco vezes mais. Uma grande diferença para o seu bolso, não é?


O ditado popular “melhor prevenir do que remediar”, nunca foi tão assertivo se tratando de construções. Um simples olhar atento pode evitar muitos desgastes futuros e salvar seu empreendimento.



O que fazemos em cada serviço e quando solicitá-lo?


engenharia diagnóstica laudo vistoria inspeção perícia consultoria esquema projeto

Vistoria: é realizada uma visita técnica à construção e a partir desta é elaborado um “check-list”, na qual se apontam as não-conformidades de uma construção. Deve ser feita como uma observação rotineira para para a fiscalização e controle dos diferentes sistemas;


Inspeção: Realizada quando o contexto identificado na vistoria seja de uma problemática que possa gerar maiores riscos. É realizada uma investigação das possíveis causas das não-conformidades e são apresentadas sugestões de intervenções para reduzir ou mesmo dirimir as causas dos efeitos observados;


Perícia: a partir da vistoria e inspeção, havendo não-conformidades provocadas por terceiros, é o serviço ideal a ser solicitado para possibilitar a intervenção. Na perícia são definidos quais os agentes causadores da situação que gerou a não conformidade. Ela servirá como insumo para um processo judicial, devendo ser feita com muita cautela e demandando assertividade;



Consultoria: nela, a partir dos serviços anteriores, é feito um dossiê de projetos, detalhamentos e orçamento com objetivo de levantar custos e solucionar os problemas encontrados.



Notou algum indício de patologia na edificação? Ainda tem dúvidas acerca de qual serviço melhor te atende? Clique aqui e entre em contato conosco para que possamos te ajudar!









Posts Em Destaque
Posts Recentes