Posts Recentes
Posts Em Destaque

Natureza e Qualidade de Vida

Você sabia que o contato com a natureza pode ser benéfico para diminuir sintomas relacionados ao estresse e ansiedade?


O estresse e ansiedade se faz cada vez mais comum na sociedade, e o isolamento social em função da pandemia do coronavírus, tornou ainda mais evidente essas condições emocionais.


A nova rotina faz com que a natureza esteja ainda mais distante. Novas percepções sobre o espaço residencial surgiram, como a importância da luz natural, da vegetação, da natureza exuberante. Criar um “cantinho verde” em casa nunca foi tão desejado.


“A presença de vegetação natural, por mínima que seja, provoca um grande bem-estar emocional, além de melhorar a qualidade do ar e nos encher de energia”, afirma a arquiteta Yael Gossis


Vantagens do contato com a natureza:


✔ O estresse e a pressão arterial diminuem;


✔ As árvores renovam o oxigênio e ajudam a reter as partículas de pó e poluição, dessa forma o ar fica mais limpo e os problemas respiratórios melhoram;


✔ O aumento da interação social e da criatividade;

✔ Aliviar sintomas de Alzheimer, estresse e até a depressão;


✔ Recuperar o cérebro do cansaço causado pelo trabalho e estudo, melhorando assim o corpo e a mente;


✔ Diminui sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) em crianças, podendo diminuir, gradativamente, o uso de remédios,


✔ Aumenta a Vitamina D, que está relacionada a melhoras de humor e diminuição do risco de desenvolver doenças, como: câncer e diabetes.



COMO INSERIR NATUREZA EM CASA EM TEMPOS DE PANDEMIA?


PAISAGISMO DE INTERIORES


No atual contexto uma forma de aproximar o ser humano da natureza é trazendo o “verde” para o interior do lar.


Mas como inserir essa natureza dentro de casa da melhor forma?


O paisagismo de interiores é uma opção perfeita, pode-se combinar os tons das plantas com mobílias e paredes, e escolher plantas de fácil manutenção para ambientes internos, a fim de manter o visual desejado sempre.


Algumas das soluções para ambientes internos podem ser jardins suspensos, ideais para lugares com espaço limitado, ou jardins de inverno, eles podem ser feitos tanto no espaço interno quanto externo, além de permitir o contato com a natureza pode se tornar um cômodo funcional dentro de casa e ainda facilitar a circulação de ar.


Jardim suspenso: Jardim de inverno:

Uma estratégia usada por especialistas como arquitetos paisagistas para incorporar o verde em suas propostas é o Plantscaping. É uma composição de arte, design, psicologia ambiental e técnicas de cultivo para personalizar espaços internos de edifícios. Um jeito criativo de imitar o ambiente natural e emitir as sensações mais agradáveis, mesmo que em locais totalmente estéreis.



PAISAGISMO EXTERIOR


Outra possibilidade para manter a natureza mais próxima nessa pandemia, a fim de trazer qualidade de vida e beleza, é o paisagismo no exterior da residência, como em varandas, telhado, quintal, entre outras opções.


O projeto de paisagismo, traz consigo elementos vegetais capazes de conformar os espaços livres, aliam técnicas e elementos estratégicos, que podem ser simples ou sofisticados, para criar um ambiente bonito e aconchegante.


Dentre todas as expressões artísticas, uma vantagem que só o paisagismo possui é a de envolver os cinco sentidos humano e proporcionar uma rica vivência sensorial. Para colher um bom resultado, algumas análises são altamente importantes, como orientação solar, do sentido de ventos e do próprio solo, por isso é sempre bom buscar ajuda de um profissional.


Projetos de Paisagismos feitos pela Concreta:



Como dito para melhor compor o seu espaço é essencial o acompanhamento de profissionais que entendam sobre as complexidades que um projeto paisagístico envolve. A concreta Consultoria pode te ajudar com isso!


Somos uma empresa que trabalha com projetos de arquitetura, engenharia civil e engenharia ambiental. Dentre os projetos de arquitetura, possui experiência em projetos arquitetônicos, de interiores e de paisagismo. Os serviços perfeitos para te proporcionar mudança e qualidade de vida.


Quer saber um pouco mais sobre o Projeto de Paisagismo? Entre em contato conosco e saiba mais clicando aqui.



Referências:


https://www.ibahia.com/detalhe/noticia/viver-em-contato-com-a-natureza-melhora-a-qualidade-de-vida/

https://www.blogdaarquitetura.com/o-que-e-plantscaping-e-como-inserir-plantas-em-interiores/

https://www.medley.com.br/blog/saude-mental/beneficios-contato-com-natureza

https://projunior.com.br/por-que-fazer-um-projeto-de-paisagismo/#:~:text=O%20projeto%20de%20paisagismo%20tem,%2C%20respectivamente%2C%20%C3%A0s%20suas%20necessidades.&text=O%20paisagismo%20e%20seus%20elementos,de%20conformar%20os%20espa%C3%A7os%20livres.


Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square