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Como a Sustentabilidade pode ajudar o seu Negócio?

A preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia, diante desse cenário novas frentes sustentáveis vêm ganhando maior notoriedade. Mas o que faz um negócio sustentável ser mais bem sucedido? E como é possível transformá o seu negócio em sustentável? Nesse artigo vamos apresentar as principais vantagens associadas e maneiras práticas de adotar a sustentabilidade em cada uma das áreas de um negócio.


De acordo com Thomas Fortes, responsável pela área de investimentos da empresa Warren Green, em sua entrevista para a revista Forbes, há uma preferência de investimento em negócios sustentáveis. “A cada US$ 4 investidos atualmente nos Estados Unidos, US$ 1 já é em algum produto do tipo”, referente a produtos sustentáveis, sendo um aumento muito grande em relação a sete anos atrás, em que essa proporção era de US$ 9 para US$ 1. Atualmente já chegam a US$ 31 trilhões de investimento ao redor do mundo.


Mas, além da sustentabilidade ser uma tendência de mercado mundial, quais vantagens ela oferece ao seu negócio?


Por quê adicionar a sustentabilidade ao seu negócio?

Poucas pessoas sabem mas a sustentabilidade em um negócio ajuda a ter maiores chances de prosperidade econômica, dentre outras vantagens, podendo salientar:


1) Vantagem competitiva: segundo a Natural Marketing Institute, 58% dos consumidores consideram o quanto as empresas impactam o ambiente antes de adquirir um produto ou serviço. Quando há uma percepção do consumidor de que a causa que ele acredita está sendo defendida por uma empresa, há uma maior filiação dele, ou seja, é mais provável que essa pessoa volte a consumir o que é oferecido, por se identificar com o que defendem.


2- Aumento da eficiência: a sustentabilidade parte de princípios que aumentam produtividade e diminui custos, isso se dá pelo fato de procurar maior aproveitamento da matéria-prima disponível, redução de desperdícios ao máximo (não só de matéria mas de energia e água), instalação de sistemas de aproveitamento do que seria descartado, dentre outros fatores.


3- Reduz riscos de acidentes ambientais e de recebimento de multas: ao se adotar a sustentabilidade, já se está colocando o negócio em conformidade com as leis que justamente procuram preservar o meio, como a Lei Distrital n°5610/2016.


4- Atrai funcionários e investidores: a empresa Neste Corporation adotou esse conceito e suas ações tiveram crescimento de 300% nos últimos 3 anos. Há uma maior confiança depositada nesses tipos de negócios, as pessoas gostam de estar associadas a coisas positivas, assim não é uma surpresa que exista essa crescente procura.

Algumas vantagens bem interessantes, certo? Mas como alcançar essas vantagens? Aqui vão algumas dicas para implementar a sustentabilidade em diferentes áreas do seu negócio:

Como adicionar a sustentabilidade ao seu negócio?

Na Área de Planejamento

Como qualquer outra implementação, a sustentabilidade deve ser inserida mediante um planejamento e uma estratégia para impulsionar as vendas.


Nessa etapa, cabe analisar o seu negócio e a forma que ele já está funcionando. Primeiramente, avaliar se já existem práticas sustentáveis sendo realizadas e qual o potencial de implementação de novas, ponderando inicialmente o que faz sentido para o seu negócio.


Além disso, cabe a análise de como suas práticas afetarão o mercado em que está inserido. Uma boa ideia é a realização de um cronograma para implementação de cada nova atividade e a observação do resultado que ela está gerando.

Na Área de Investimento

Os 3 pilares para redução de gastos e de impacto no meio ambiente são: Resíduos Sólidos, Água e Energia.


Resíduos Sólidos


Identificar onde está a geração de resíduos e procurar alternativas para redução. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é ideal para análise de todo o ciclo de produção e do que será consumido pelo cliente com objetivo de diminuir os gastos tanto com a matéria prima desnecessária que está sendo desperdiçada, quanto com a logística de descarte de cada componente do que é jogado fora. O PGRS é uma ótima opção para o seu negócio alcançar as vantagens que comentamos.


Além disso, se você não for seu próprio produtor de matéria-prima, dê preferência a fornecedores mais comprometidos com o meio-ambiente e também a produtos reutilizados como plásticos reutilizados, papéis recicláveis e etc. No caso de ser seu próprio fornecedor, a reutilização pode reduzir significativamente o investimento destinado a compra da matéria-prima.

Água

Mediante um cenário imprevisível da economia do país, o ideal a se fazer é uma gestão de riscos. A redução de custos e da dependência das companhias de abastecimento elétrico e de água é uma boa alternativa para evitar prejuízos. Algumas medidas sustentáveis podem ser realizadas para reduzir os seus custos e quanto antes você implementá-las, mais cedo terá o seu retorno.


Uma boa medida a ser realizada é o Reuso de Águas Cinza, que é um projeto que pode reduzir significativamente sua conta d’água pois ele reutiliza água de pias, chuveiros e etc para atividades que utilizam água não potável, assim como o Aproveitamento de Água das Chuvas que utiliza a água pluvial para o mesmo fim, basta analisarmos qual opção melhor se adéqua ao seu negócio.


É essencial fazer um monitoramento hidráulico da sua instalação para observar se está ocorrendo vazamentos, observar os picos da utilização de água durante os meses se está relacionado com alguma atividade específica.


Energia

Aproveitamento da luz e da ventilação natural, pode ser alcançado com um Projeto de Interiores, o que vai impedir que haja a necessidade de gastos com a utilização de lâmpadas e equipamentos de ventilação. É muito importante sempre se atentar a ergonomia do ambiente para que os funcionários encontrem as condições mais adequadas para sua atividade e aumente a produtividade do seu negócio. Você pode encontrar algumas ideias clicando aqui.



Na Área de Funcionários

É de extrema importância que as pessoas que trabalhem em um ambiente sustentável entendam a importância e o funcionamento das novas práticas que serão adotadas, a fim de que seja mantidas as novas práticas a longo prazo e que elas se desenvolvam bem. Sendo assim, é necessário desenvolver a Educação Ambiental, que inclusive é uma das fases do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.


Os trabalhadores devem ser reconhecidos por aplicar o novo mindset em suas ações, motivando a permanência de atitudes favoráveis ao meio ambiente e incentivar a implementação de mais qualidade na empresa. Ademais, a sustentabilidade inclui o âmbito social então todo e qualquer ambiente sustentável deve tratar bem seus colaboradores.


Na Área Comercial


A atração de mais clientes, como explicado, gera maior fluxo de negociações, além de agregar valor naquilo que se está oferecendo. Há também maior satisfação por consumir coisas mais responsáveis e comprometida com o meio ambiente.


Algumas certificações podem evidenciar essa preocupação com o meio ambiente como o documento ISO 14001 e Certificação Lixo Zero. As redes sociais são aliadas para a divulgação das práticas e da visão da sua empresa.


Por fim, quando a sustentabilidade estiver consolidada, a utilização do chamado marketing verde gera maior atração e evidência para o seu negócio.


Gostou de alguma das ideias citadas no artigo? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!



Referências:


https://forbes.com.br/colunas/2019/10/fundo-de-investimento-em-empresas-sustentaveis-capta-r-1-mi-em-seis-horas/

https://forbes.com.br/listas/2019/01/as-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo-em-2019/

https://www.environmentalleader.com/2016/03/6-benefits-of-becoming-a-sustainable-business/


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