Posts Recentes
Posts Em Destaque

Já pensou em aproveitar a água da chuva?

Saiba como usar a água da chuva na sua casa!


Com a chegada das chuvas, existe a oportunidade de dar nova utilidade à água através da implementação de um sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais (AAP). Este sistema pode ser usado tanto em residências quanto em construções comerciais, sendo econômico e sustentável.



No Distrito Federal, a questão da disponibilidade de água para realizar tarefas simples já foi colocada em xeque algumas vezes devido à escassez desse recurso. Esse risco é intensificado principalmente no período de aproximadamente 3 meses que vivemos todos os anos a temida seca brasiliense. Além disso, o período chuvoso em nossa região é intenso, disponibilizando um grande volume de água a ser utilizado.


O Aproveitamento de Águas Pluviais se dá através de um sistema projetado para captar a água da chuva que cai diretamente no telhado da residência ou prédio comercial. Após um tratamento, a água é armazenada e disponibilizada.


O sistema funciona seguindo os seguintes passos:


1º - A água é captada através das calhas instaladas no telhado e seguem seu caminho natural;


2º - Uma vez captada, a água passa por um processo de filtração para a remoção de eventuais impurezas que possam ocorrer, garantindo uma água de qualidade segura para o reaproveitamento;


3º - O próximo passo é armazenar a água em uma cisterna fechada para que não ocorra nenhum tipo de contaminação externa;

4º - Por último, a água é direcionada aos ambientes que o usuário achar mais conveniente.





A água proveniente de um aproveitamento pode ser utilizada em irrigação de jardins, lavagem de pisos e automóveis e descargas de vasos sanitários. Contudo, essas são apenas algumas possíveis finalidades que a implementação do sistema de AAP pode trazer para seu usuário, sendo possível a exploração de mais alternativas para o uso da água pluvial.


Economicamente, a execução de um projeto de AAP tem uma boa vantagem pelo retorno do investimento — o payback —, sendo nítida a diferença na conta de água logo após a implementação do sistema. Nós da Concreta, além de desenvolvermos o projeto de aproveitamento de águas pluviais para sua casa ou empreendimento, elaboramos também o Estudo de Viabilidade Técnico Financeiro, que analisa a realidade da construção e apresenta possibilidade de implementação do projeto, assim como o tempo de retorno do investimento.


Algumas outras vantagens dessa implementação:

  • Redução do consumo de água da rede pública e, consequentemente, a diminuição do custo de fornecimento de água devido à menor demanda;

  • Alternativa altamente sustentável;

  • Maior segurança quanto à disponibilidade de água em tempos de crise hídrica;

  • As cisternas implementadas variam de acordo com a necessidade do usuário, sendo adequadas de acordo com uso e volume demandado;

  • Pode ser instalada em qualquer ambiente rural ou urbano;

  • O sistema auxilia na diminuição da água que infiltra no solo, evitando empoçamento e aliviando o sistema de drenagem urbana.

Quer gastar menos tornando sua casa ambientalmente sustentável? Fala com a gente!





Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square