Posts Recentes
Posts Em Destaque

Construções com materiais alternativos


Você sabia que existem vários materiais que podem ser usados em uma construção?

No Brasil, geralmente a escolha de técnica para construção é a alvenaria comum. Porém, essa não é a única opção possível disponível, já que existem diversas maneiras de executar o projeto dos seus sonhos! Confira algumas opções alternativas ao convencional tijolo e argamassa:


COB

O COB é uma mistura de argila, areia, água e palha e é utilizado em construções há muitos anos. É um material muito flexível e resistente, além de ser um ótimo isolante térmico já que as paredes criadas com o COB são mais grossas. A parte mais interessante é a forma com que as paredes são moldadas, pois isso acontece como se fossem uma escultura, o que cria uma liberdade na construção e permite a criação dos mais diversos desenhos e partes do mobiliário também, como bancos, mesas, etc.

É um material muito barato e combina com construções de estilo mais rústico e simples.

Construções com estrutura e mobiliário feitos de COB



Isopor


O isopor está presente no nosso dia a dia desde sempre, seja fazendo uma maquete quando crianças, seja na bandeja de queijo do seu lanche da tarde e até mesmo no copo de café. Mas você sabia que o EPS (poliestireno expandido) também pode ser usado em construções civis?


Mão de obra especializada manuseando estrutura de isopor


Pode parecer estranho, mas muitos países que são referências em tecnologia como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Noruega já usam esse material em suas construções como uma solução mais barata e melhor para o meio ambiente. No Brasil essa inovação está acontecendo muito lentamente, já que as pessoas ainda têm medo de sair da alvenaria convencional por ser o material que usamos há décadas.Porém, dependendo do propósito, o isopor pode ser uma alternativa construtiva tão boa quanto a alvenaria convencional.

No Japão, como foi dito acima, isso já é uma realidade. Uma empresa chamada Japan Domo-House fabrica casas de isopor visto que são mais resistência aos fortes terremotos que ali acontecem já que não utilizam vigas ou pilares e suas casas abobadadas são como uma esfera maciça e ultra-leve.


Complexo residencial de casas construídas em isopor


A fabricante foi responsável por construir 480 residências de isopor em Kumamoto e, em 2016, essa cidade foi atingida por um forte terremoto, e as casas que até então eram subestimadas, finalmente provaram o seu valor contra um forte tremor.

Mas e quanto aos incêndios? O isopor não é inflamável? Certamente essa dúvida passou pela sua cabeça, e estamos aqui para respondê-la. Bem, você está certo, o isopor é sim um material inflamável, mas não estamos falando do mesmo isopor que você consegue comprar na papelaria pois o material usado para as construções é adaptado para que não entre em combustão ou libere substâncias tóxicas. Além disso, existe uma blindagem nas instalações elétricas que é feita para garantir a total segurança do cliente, afinal, todo cuidado é bem-vindo.

Detalhamento da estrutura deuma parede utilizando isopor


Todas essas vantagens me parecem muito boas, mas eai?? Quanto irei gastar ao construir uma casa com esse material? Primeiro devemos listar alguns pontos técnicos que são pensados na execução do projeto antes da obra, como a fundação, por exemplo, para então depois analisarmos o uso do isopor na construção.

Por ser um material ultra-leve, uma construção de EPS barateia bastante um projeto de fundação, visto que é um material composto de 98% de ar.

Um bom isolamento térmico e acústico é importante em toda construção, porém como o EPS r já é um material usado com essas finalidades, esses isolamentos de uma casa de isopor são superiores a qualquer casa de alvenaria, sem contar nas melhorias que podem ser feitas ao combinar diferentes materiais. Por conta da menor quantidade de vigas e pilares que uma casa de isopor precisa, as armaduras de ferro, que são utilizadas para proteção desses elementos estruturais, tem seu número reduzido quando comparado ao de uma casa de alvenaria, e assim, consequentemente, os gastos com o ferro são menores.



Container

Aposto que você já ouviu falar de construções que utilizam o container como base, mas você sabe bem quais são as vantagens desse material?


Hotel Nafas Cube, construído utilizando containers


Os containers eram utilizados inicialmente para transporte de cargas em navios e trens, e apesar de parecer um tipo de construção recente, existem projetos realizados no início dos anos 90 nos quais o container aparece como base para o edifício.

E por que escolher escolher o container? Por que seu uso pode facilitar e encurtar o tempo de obra, além de ser muito prático! Por ser uma estrutura que já está pronta, a obra torna-se mais rápida, limpa e ágil e o impacto ambiental é bem reduzido com esse método de construção, já que o container é reutilizado e sua fundação mantém o solo permeável, o que evita alagações e enchentes. O baixo custo na implementação também é um benefício, pois as fundações, estruturas e preparo do terreno são menos complexos. E muito se engana quem pensa que o container não pode ser confortável e bonito. Com um isolamento térmico e acústico bem planejado, o clima da construção fica bem agradável.

Aqui no Brasil já existem vários exemplos de construções utilizando containers que parecem ter saído direto de uma revista, e os projetos não se limitam apenas a residências pois existem escolas, restaurantes e até mesmo hotéis construídos com container!


Cafeteria e loja para artigos de bicicleta All Ride


Vocês sabiam que a Concreta já realizou um projeto usando esse material super versátil?

O projeto constitui em uma casa de 228,54 m2 em uma propriedade de 823,26 m2. O cliente tinha como ideia principal a integração como um todo, não só dos ambientes entre si, mas também da própria família, pois é a casa que nos traz boas lembranças.

A residência foi projetada para uma família de 4 pessoas e 6 animais de estimação. Ela mistura o moderno com o tradicional, o que há de mais moderno na arquitetura com a simplicidade e a calma dos cuidados de um belo jardim.

Iremos mostrar algumas imagens desse lindo projeto, que mostra na prática que elementos alternativos na arquitetura podem ser explorados sem medo, e que o resultado pode ultrapassar as expectativas.





Projeto completo em container realizado pela Concreta



Ficou interessado em realizar um projeto utilizando materiais alternativos de construção? Clique aqui e fale conosco para encontrar a solução ideal para a sua demanda!





Referências:

https://aalternativadapermacultura.wordpress.com/2018/07/20/bioconstrucao-a-tecnica-do-cob/comment-page-1/

https://jardimdomundo.com/inspiracao-casa-de-campo-em-cob/

https://dicasdearquitetura.com.br/cob-casas-esculpidas-com-terra/

https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/casa-de-isopor/

https://engenheironaweb.com/2017/07/31/japoneses-constroem-casas-com-eps-isopor-resistentes-a-terremotos/#:~:text=A%20Japan%20Dome%20House%2C%20com,convencionais%20e%20formas%20de%20casa.

https://www.mundoisopor.com.br/knauf/eps-isopor-na-construcao-civil-vantagens-e-solucoes

https://archtrends.com/blog/construcao-em-container/

https://www.lafaetelocacao.com.br/artigos/construcao-em-container/



Siga
Procurar por tags
Artigos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Contato

facebook/concretaconsultoriaeservicos

 

@concretaej

+55 61 98184-2685 / +55 61 98477-6267


atendimento@concretaconsultoria.com.br


Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro

Dpto. de Engenharia Civil e Ambiental - Sala CT 49/18

  • Instagram