O que é um projeto em BIM?


Você já viu uma empresa oferecendo "Soluções em BIM"? Ou ouviu que o BIM é o futuro da Construção Civil? Neste artigo comentamos um pouco sobre esta tecnologia e suas funcionalidades dentro do projeto.

Projeto Completo realizado pela Concreta Consultoria e Serviços


Nos últimos anos, muitas empresas de arquitetura e engenharia têm afirmado que fazem projeto BIM como um diferencial tecnológico excelente pro desenvolvimento de um projeto, mas muitos clientes dessas empresas não sabem o que isso significa.



Afinal, o que é um projeto BIM?

Para falarmos sobre um projeto BIM primeiro, precisamos entender o conceito de BIM.


O BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção é uma metodologia de elaboração de projetos baseada no uso da informação. Os projetos BIM acumulam um alto grau de informações técnicas do projeto, permitindo planejamento, compatibilidade e execução de projetos mais efetivos.


Ainda hoje é comum uma confusão nos termos ao afirmar que BIM são softwares, como Revit® ou Navisworks­® – o que seria impreciso. Softwares BIM são softwares nos quais é possível inserir informações nos elementos projetados, e isso vai desde o mobiliário até a estrutura da edificação. Contudo, usar um software BIM não quer dizer necessariamente que meu projeto estará em BIM.



Mas como isso funciona?


Suponhamos que eu esteja desenhando uma planta de uma casa no papel. Tudo que eu fizer ali são linhas que representam algo (uma parede, uma janela, um jardim) mas que não têm informação, além de algumas noções geométricas e de localização dos elementos. Agora suponhamos que eu esteja desenhando em um software BIM, ou seja, um software que me permite a inserção de informação nos elementos. Ao desenhar uma parede por exemplo, eu consigo inserir informações como altura, espessura, material, revestimento etc., e tudo isso é automaticamente refletido no meu modelo. Ao invés de fazer apenas um desenho, estamos fazendo uma modelagem.


De forma simples, podemos dizer então, que um Projeto BIM vai ser um projeto que se utiliza da informação contida em seus elementos modelados para o melhor desempenho desejado.


Aprofundando um pouco, um projeto em BIM pode ter diversas demandas diferentes, e isso é o que vai dizer quanta informação será contida nos elementos da modelagem. Isso é realizado pelos níveis de desenvolvimento, chamados de LOD’s (do inglês Level of Development). Um objeto BIM pode ser classificado em cinco LOD’s diferentes, sendo eles: LOD-100, LOD-200, LOD-300, LOD-350 e LOD-400 (Ainda é possível existir um LOD-500, mas este se aplica apenas para verificações especiais).


Desta forma, quanto maior o LOD, maior a quantidade de informação contida no objeto BIM. Um elemento com LOD-100, por exemplo, é composto por símbolos ou alguma representação gráfica para designar sua existência, não sendo possível especificar suas características apenas pela representação apresentada. Já um elemento de projeto com LOD-400 contém todas as informações necessárias e suficientes para a sua fabricação e/ou execução, sendo estas informações referentes a sua forma, posição, características de materiais (como especificações de peso, resistência, etc.), e até mesmo definições de fabricante, preço ou código base de referência orçamentária.


Classificação dos níveis LOD quanto ao nível de desenvolvimento.



Vale ressaltar que os LOD’s são referentes aos elementos do projeto, podendo, num mesmo projeto, especificar as portas com LOD-300 e as placas cerâmicas com LOD-400, por exemplo.


Portanto, um Projeto BIM é uma representação do que será construído ou fabricado, contendo as suas informações (físicas e de desempenho) compatibilizadas e parametrizadas, possibilitando que o produto seja executado com maior precisão, e permitindo que, durante sua vida útil (desde a concepção até a demolição), suas informações possam ser extraídas e analisadas para possíveis decisões de manutenção e utilização.



Por que é um projeto em BIM é melhor?


Muito além da informação contida em seus elementos de modelagem, o BIM estabelece uma nova mentalidade de projeto, incentivando a colaboração entre os atores envolvidos no projeto (cliente, projetistas, construtores, etc.), e trazendo maior precisão às informações de projeto, principalmente aquelas mais importantes para quem quer ver o seu projeto executado, como o prazo e o custo.


Um projeto realizado em BIM, como os realizados na Concreta, têm um fluxo de trabalho diferenciado. Este projeto é pensado para apresentar a melhor funcionalidade para o cliente, dentre as várias ferramentas que o BIM nos proporciona. Para tanto, os primeiros contatos de colaboração no projeto acontecem junto ao cliente (o proprietário da obra). Neste primeiro contato, são definidos os objetivos, os LOD’s e demais informações da construção, além dos detalhes estéticos e de desempenho do empreendimento. Todo esse processo torna o projeto mais flexível, para melhor atender às expectativas do(a) proprietário(a).


O outro ponto de contato que temos no projeto, é relacionado à colaboração entre os projetistas. Na Concreta, por exemplo, temos projetistas de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental trabalhando juntos e elaborando as soluções simultaneamente. Desta forma, ao passo que definimos os critérios arquitetônicos do projeto, verificamos também a sua viabilidade técnica.


Juntamente às verificações de viabilidade, os projetistas também trabalham compatibilizando os seus projetos. Sabe quando sua obra vai ser executada e uma tubulação de água passa bem no meio de uma viga? Ou quando o projeto estrutural exige um pilar no meio de uma sala de vão livre prevista pela arquitetura? Os processos em BIM buscam minimizar esse tipo de conflito, trazendo visualizações e relatórios e apontando os pontos de incompatibilidades ainda em fases iniciais de projeto, evitando que uma obra seja parada para a realização de correções de última hora.



O BIM traz muitos benefícios para a construção civil como um todo – projetistas, construtores e proprietários. A depender das ferramentas BIM utilizadas, é possível maximizar esses benefícios e personalizar o produto, trazendo maior satisfação para todos os envolvidos.


Quer conhecer mais sobre as possibilidades, e começar a viver o futuro da construção civil? Clique aqui e fale conosco para encontrar a solução em BIM ideal para a sua demanda!


Referências:


https://thorusengenharia.com.br/blog/o-que-e-bim/


https://kemp.com.br/noticias/projetos-em-bim-entenda-o-que-sao-e-como-compatibilizar-os-processos/


https://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/bim-como-ferramenta-de-inovacao-para-projetos/


https://www.archdaily.com.br/br/888814/o-que-e-o-bim-e-por-que-ele-e-fundamental-nos-projetos-arquitetonicos-atualmente



Posts Em Destaque
Posts Recentes